Dom João Braz visita Pontifícia Universidade Católica e Seminário na arquidiocese de Londrina

Na manhã de terça-feira, 14 de agosto, esteve presente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), de Londrina, o cardeal João Braz de Aviz, que veio para dar uma palestra especial, na data de comemoração de 10 anos da Universidade.
Dom João Braz de Aviz é o atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano e arcebispo emérito de Brasília (DF). O cardeal falou na palestra sobre o momento em que vivemos hoje, segundo ele, estamos em meio ao fenômeno da globalização, onde existe o individualismo muito grande, e as pessoas não pensam em valores universais, ele especifica que isso é muito diferente de individualidade, que é necessária para todos.
O cardeal também comentou sobre uma experiência que viveu recentemente em Maringá (PR), de reunir diferentes religiões e seguimentos religiosos num mesmo ambiente de diálogo. Dom João afirma que hoje em dia não existe mais espaço para preconceitos, segundo ele é o momento de dividir experiências, e aprender uns com os outros.
Este é o Ano da Fé, e dom João Braz comentou que é o momento de uma retomada para os católicos, e de renovar os valores cristãos, com aprofundamento nas experiências com Deus.
Logo após a palestra, o cardeal foi a Universidade para receber a placa preparada em homenagem aos 10 anos da PUC-PR.
Coletiva
O cardeal participou ainda de coletiva com a imprensa, onde disse que é preciso mais diálogo com a humanidade, para que haja crescimento interior.
Perguntado sobre a juventude na Igreja, o cardeal ressaltou que a Igreja sem jovens vai se tornando velha. “Os jovens não tem meio termo, e isso ajuda para a nossa purificação. Acredito que nós temos que ter coragem de escutar mais os jovens”.
Seminário Paulo VI
Dom João foi por algum tempo reitor e professor do Seminário Paulo VI e aproveitou a visita que fez a Londrina, e atendendo o pedido feito por dom Orlando Brandes, arcebispo de Londrina (PR), presidiu a missa no Seminário Paulo VI com a presença de vários bispos do Paraná, como o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, dom Albano Cavallin, Arcebispo Emérito de Londrina e o próprio dom Orlando Brandes. Na ocasião estiveram presentes vários padres da província eclesiástica, diáconos, seminaristas, religiosos e leigos.
O cardeal destacou a importância de se preparar para os desafios do século XXI e a busca de humanizar as relações dentro e fora da Igreja. Se mostrou muito solícito ao diálogo e motivou a busca do perdão para a reconciliação.
Fonte: CNBB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Guia meu Barco da Vida.

Mensagem da Semana — semeando o amor em cada coração.