Paróquia de Santo Antônio se prepara para celebrar 390 anos de elevação

A Paróquia de Santo Antônio – Vicariato Cabo, festeja entre os dias 04 a 09 de setembro, 390 anos de caminhada pastoral inserida na vida do povo.
HISTÓRICO:
A Matriz de Santo Antônio, está situada no início da Rua Vigário João Batista. É evolucionária da primitiva ermida construída no mesmo local, presumidamente entre os anos 1590 a 1595, pelos habitantes do Arraial que, no decurso de 370 anos, tornou-se cidade. Hoje, cidade metropolitana da grande Recife, em ritmo de progresso, haja vista o seu potente parque industrial, dentre outros, a sede do Vicariato Cabo de Arquidiocese de Olinda e Recife. Compreendendo as paróquias:
São José da Boa Esperança –Amaraji
Santo Antônio – Primavera
Nossa Senhora da Apresentação – Escada
Nossa Senhora do Ó – Distrito de Ipojuca
São Miguel – Ipojuca
Nossa Senhora do Bom conselho – Ponte dos Carvalhos
Nossa Senhora Rainha da Paz- Pontesinha
São José Operário – Cabo (VSCM)
Santo Antônio – Cabo Centro
Em 1621 já era freguesia de Santo Antônio, ano em que seus moradores enviaram petição ao Bispo do Brasil: Dom Marcos Teixeira. A petição foi deferida em 09 de setembro de 1622, com elevação de Paróquia e como padroeiro: Santo Antônio. A provisão nomeando Vigário Paroquial: o Padre Mateus de Souza Uchôa, na mesma data, o qual já exercia a função de capelão. Desde a data da elevação de Paróquia até 1639, o padre Mateus, desempenhou o seu vicariato com dedicação e amor. Ao longo de seus 390 anos, vários sacerdotes exerceram a missão de pastorear o rebanho de Deus, na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Atualmente tem como Pároco, Monsenhor Josivaldo José Bezerra – Vigário Episcopal da região Cabo, que há mais de 14 anos desenvolve um grande trabalho pastoral a frente da referida Paróquia.

  Texto: Adalgiza Santos e Ir. Josevânia Alves – Pascom  - Cabo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Guia meu Barco da Vida.

Mensagem da Semana — semeando o amor em cada coração.