CCM DÁ INÍCIO A CURSO DE INICIAÇÃO À MISSÃO NO BRASIL PARA MISSIONÁRIOS ESTRANGEIROS




Uma celebração eucarística na manhã desta segunda-feira, 17, deu início ao Curso de Iniciação à Missão no Brasil para missionários e missionárias que chegam do Exterior. A formação é realizada pelo Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília. Trata-se do CENFI, edição 108, que conta com a participação de 20 cursistas vindos da América Latina, Central, África, Europa e Ásia.
O diretor do CCM, padre Estevão Raschietti, presidiu a celebração e aproveitou a homilia para dar as boas vindas à nova turma. “Sintam-se acolhidos nesta casa. Aqui vocês aprenderão muitos conteúdos que servirão para a missão o trabalho missionário no Brasil, desde o aperfeiçoamento da língua portuguesa à história da Igreja e da sociedade brasileira”, disse.
Uma das características do CENFI é a extensão. O curso tem duração de três meses, por isso, os cursistas conviverão durante todo esse período juntos no Centro Cultural Missionário estudando diversos módulos como português; introdução sobre a sociedade e a Igreja no Brasil; e estágio em casas de famílias, se adaptando à vida no Brasil através das relações fraternas.
Ainda em sua homilia, padre Estevão falou da importância desse período de convivência. “O Brasil é feito de diferentes raças, estados, mas é Jesus que une a todos. Ao longo do curso vocês estarão convivendo, conhecendo as limitações e dificuldades dos colegas, mas saibam que é um momento de aprendizado muito importante com o objetivo de levar o anúncio do Reino de Deus”.
Participou da missa o pastor da Igreja Luterana Manfrid Weidt, alemão, que também fez o CENFI em 1986. Hoje ele participou da abertura da edição 108 porque trouxe um  casal de obreiros da Igreja para fazer o curso. “É uma formação importante principalmente com relação ao aprendizado da língua portuguesa. Os nossos missionários da Igreja Luterana sempre que enviados ao Brasil, fazem a formação do CCM. Desta vez trouxemos o casal Sônia e Lars, que trabalharão na região Nordeste por tempo indeterminado”, contou o pastor que já está no Brasil há 28 anos, é casado com uma alemã e é pai de três brasileiros.
Falou de suas expectativas o jovem Samuel Davi Miranda Atoche. Ele é do Peru, religioso da Congregação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada. Já atuou como missionário na Guatemala, em 2011. Após o curso do CCM, a partir de janeiro de 2013, ele atuará na cidade de São Paulo (SP) por quatro anos.
“Estou muito contente em estar no CENFI. É um espaço que me dá a oportunidade de aprender a língua portuguesa e nos possibilita partilhar a vida, a missão, sobretudo com todos os outros cursistas. Espero aprender as diversas culturas deste país, a vida missionária, pastoral e comunitária”, contou Davi.
Ainda hoje os cursistas participam de entrevistas individuais com a equipe de professores do curso. E, a partir de amanhã, 18, eles começam a estudar. “Amanhã eles começam a estudar noções de gramática, conversação e cultura brasileira. As quatro primeiras semanas, porém, são dedicadas ao estudo da língua. A partir da quinta semana eles têm palestras no turno vespertino sobre a situação e história da Igreja no Brasil, a sociedade e aspectos políticos e históricos que irão ajudá-los a entender além da língua, o nosso país, para construírem a base do seu trabalho missionário. É um curso completo para quem vai atuar no Brasil”, resumiu a professora Susana Oliveira, formada em Letras pela Universidade de Brasília (UnB).


Fonte: CNBB

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Guia meu Barco da Vida.

Mensagem da Semana — semeando o amor em cada coração.