Lançado Hino Oficial da JMJ Rio2013: “Esperança do Amanhecer”


Os fiéis da Arquidiocese do Rio de Janeiro, em especial, os jovens, se reuniram na noite da última sexta-feira, dia 14 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, para conhecer, ouvir e cantar pela primeira vez o Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) intitulado: “Esperança do Amanhecer”. O lançamento da canção que tocará os corações e embalará a vida vocacional e missionária dos jovens de todo o mundo foi realizado durante a “Festa Aventura da Cruz”, após o show dos cantores católicos: Adriana, Eliana Ribeiro, Walmir Alencar, Olivia Ferreira e Leandro Souza – intérpretes do Hino.

O Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, Dom Orani João Tempesta, o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, e o autor da canção, Padre José Candido, fizeram o lançamento oficial do Hino. Com uma grande queima de fogos, milhares de fiéis, em Santa Cruz, e outros milhões através das redes sociais e transmissões ao vivo, puderam assistir ao making off da gravação do Hino e cantar a uma só voz, com um só coração, a música que marcará a unidade entre todos os povos durante a JMJ Rio2013, que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho do próximo ano.
Clique aqui e confira o Hino Oficial da JMJ Rio2013 

— Creio que hoje é um dia muito bonito para todos nós. Lançamos o Hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, lembrando que foram 180 contribuições e uma escolha difícil para poder definir uma canção que pudesse dizer aquilo que é a JMJ, aquilo que é a juventude, e que também trabalhasse com o lema da Jornada: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). O Hino é lançado também num dia muito especial, “Dia da Exaltação da Santa Cruz”, no bairro de Santa Cruz – que comemora os seus 445 anos –, ao mesmo tempo em que sabemos que a Cruz da JMJ percorre diversos estados e municípios do Brasil. (…) Queremos evangelizar e anunciar Jesus Cristo, que morreu na cruz, mas que venceu a morte e ressuscitou, e os jovens são protagonistas desse anúncio hoje e amanhã, afirmou Dom Orani.

Entusiasmado com a juventude carioca e com o Hino da JMJ Rio2013, o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, utilizou o refrão da canção para reafirmar o desejo do Papa Bento XVI: que os jovens sejam missionários.

— Estou muito feliz de estar aqui e foi uma experiência única ter me reunido com os jovens. Sei que eles estão muito animados e felizes com a Jornada Mundial da Juventude, que vão compartilhar deste sentimento com os jovens do mundo inteiro, e que farão uma grande Jornada. O refrão do hino diz: “Cristo nos convida: venham, meus amigos! Cristo nos envia: sejam missionários!”. Nós convidamos as pessoas que gostamos, nós convidamos as pessoas que são nossos amigos, pessoas importantes, e Cristo nos considera amigos, pessoas importantes, Ele precisa da nossa colaboração, Ele nos convida para estar com Ele e também depois anunciá-lo para o mundo inteiro, para todas as pessoas que ainda não o conhecem e fortalecer aqueles que já o conhecem. Jovens do Rio de Janeiro, sejam missionários do Cristo, levem Cristo aos outros, pois Ele é a verdade, a felicidade e a nossa alegria, exortou o Núncio.
Emocionado, o compositor do Hino, Padre José Candido – autor de mais de 200 títulos –, acompanhou o lançamento e a alegria dos jovens em conhecerem o Hino da JMJ Rio2013.

— Estou muito feliz por participar deste momento. A inspiração do Hino é o Cristo Redentor, pois, com seus braços abertos, ele nos convida a conhecê-lo, e, quando nós chegamos lá em cima, no alto Corcovado, vemos não só as belezas naturais, mas também as belezas do povo do Rio de Janeiro, que representa o Brasil e o mundo. Olhamos o povo com o olhar de Cristo e sentimos vontade de ir anunciá-lo e transformar esse mundo e vocês, jovens, vão transformar este mundo, eu tenho certeza. Essa é a inspiração, a esperança e a alegria que eu trouxe no coração e queria compartilhar com vocês através do Hino, disse Padre José.

Com uma vasta experiência dentro da música brasileira, o produtor musical Marco Mazzola contou como foi produzir o Hino Oficial da JMJ Rio2013:
— É um sentimento único, porque eu trabalho com a música brasileira há muitos anos e senti uma emoção muito grande quando recebi o desafio de produzir este hino em que a juventude fosse embalada por um ritmo que pudesse representar o nosso Brasil aqui e no mundo. Os jovens são a força desse país, esse país sem os jovens não é nada. Os peregrinos vão chegar e nós vamos acolher a todos com muita alegria e entusiasmo, destacou.

Os jovens entusiastas da nova evangelização aprovaram a canção:

— O Hino é muito especial, porque mostra as qualidades da nossa cidade, o carisma e a graça que o carioca tem. Além disso, apresenta a alegria da nossa juventude em acolher todos os jovens que virão dos outros países para a JMJ Rio2013. O autor conseguiu expressar toda a beleza e todo o desejo que nós temos de sediar essa Jornada. Estamos muito felizes e o Hino conseguiu transmitir isso muito bem, ressaltou a participante do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC), Mariana Ferreira.
— O Hino tem a cara da juventude e deu pra perceber que ele foi escolhido pelo Senhor. Nas partes simples, podemos enxergar o divino. Fiquei muito tocado e entusiasmado pela jovialidade que tem a letra. Não é possível dizer que não foi uma vontade de Deus que esse hino fosse escolhido para ser um marco na história da Jornada e na vida da juventude do Rio. Estou doidinho para aprender a cantar a letra toda, porque esse Hino com certeza já faz parte da minha vida e da minha juventude, afirmou o membro da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Sagrada Família, no Complexo da Maré, Diego Rezende.
Fonte: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeir

Postagens mais visitadas deste blog

Associação Santa Clara Abre Agenda para o Ano de 2018