Juventude Católica celebra chegada dos Ícones símbolos da Jornada Mundial da Juventude no Vigariatu do Cabo

é e muita devoção marcaram a passagem do evento “Bote Fé”, no Cabo de Santo Agostinho na última quarta-feira (18). Centenas de católicos de todo o vicariato do Cabo de Santo Agostinho não demonstraram cansaço e, mesmo em meio ao atraso da chegada da Cruz de madeira e do ícone de Maria à Paróquia de São José Operário, local onde os fieis se concentraram antes de saírem em passeata, não pouparam esforços para “tocar” na Cruz de Cristo e fazerem suas petições e agradecimentos.

O evento

O evento está em Pernambuco desde o dia 12/01 e celebra a 27ª Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro. Todos os anos, desde 1984, a Cruz peregrina (construída pelo Papa João Paulo II e doada aos jovens de Roma, na ocasião) percorre o mundo e arrasta multidões por onde passa.
Em 1994, a Igreja Católica determinou que a Cruz passaria por todas as Dioceses dos países que sediassem a Jornada Mundial da Juventude e em 2003, o então papa João Paulo II determinou que, junto com a cruz, o ícone de Maria (mãe de Jesus) também percorreria o mundo. Com o Brasil não foi diferente, pois até 2013 (quando acontecerá a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro) a Cruz e o Ícone percorrerão todo o país.
No “Vicariato Cabo”, a Cruz e o Ícone chegaram às paróquias na seguinte ordem: Amaragi, Primavera, Escada, Ipojuca, Nossa Senhora do Ó, Ponte dos Carvalhos, São José Operário (Vila Social Contra Mocambo) e Santo Antônio (Centro).
Na Paróquia de São José Operário, também conhecida como “igreja redonda”, os símbolos que estavam previstos para chegarem entre 15 e 16h, só chegaram ao local pouco antes das 20h. Antes disso, jovens da própria paróquia e de outros pontos do Vicariato cabense, foram animados pelos ministérios de música de algumas paróquias do município e desfrutaram de orações e momentos de pregações religiosas feitas por membros das igrejas da comunidade.
A jovem Mayara Ramos, membro da Pastoral da Juventude da Paróquia de São José Operário, esteve presente no local da concentração desde o início. Para Mayara, o evento Bote Fé é um momento muito importante para os jovens.“Os jovens de pouca idade e as pessoas que têm juventude acumulada, estão demonstrando nesse evento que entendem o amor de Cristo para a humanidade. Nós, como jovens, temos a responsabilidade de levar Deus para a juventude que ainda não o conhece”, disse.
O ministro da Ordem Franciscana Secular e membro da Igreja Matriz de Santo Antônio, Ebevaldo Oliveira, também ressaltou a importância deste evento para os cabenses. “Como cristão, eu fico muito feliz por ver que muitos jovens que poderiam estar envolvidos com drogas e criminalidade, priorizam a obra de Deus”, comentou.

O percurso

A passeata seguiu pela Avenida Historiador Pereira da Costa, onde os fieis cantaram e dançaram ao som de dois trios elétricos, enquanto alguns jovens carregavam sobre os ombros a Cruz e o ícone de Maria. O ponto forte do evento aconteceu no largo do Caic,quando outros católicos que já estavam no local, encontraram-se com os fieis vindos da Paróquia de São José Operário (com os símbolos) e foi celebrada uma grande missa, presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

A missa

Em sua ministração, Dom Fernando Saburido afirmou que todos precisam ser solidários aos jovens, pois muitos estão sendo exterminados violentamente. “Em uma experiência como essa do evento Bote Fé, podemos perceber que os jovens estão comprometidos a ajudar os outros a terem compromisso com a fé”, explicou.
Além da missa, a Cruz e o ícone ficaram expostos no local para que os católicos pudessem simbolizar sua fé e devoção. Foi comum ver pessoas de todas as idades ajoelhadas perante a Cruz, rezando e chorando.
Após a celebração da missa, os jovens voltaram a conduzir a Cruz e o ícone sobre os ombros, desta vez, em direção à Igreja Matriz de Santo Antônio, no centro do Cabo.
Depois de serem abençoados pelos fieis, membros do Vicariato do Cabo e pelo Arcebispo de Olinda e Recife, os símbolos foram conduzidos ao Vicariato de Vitória de Santo Antão, quando já passava de meia-noite.

Redação Portal Calheta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Guia meu Barco da Vida.

Mensagem da Semana — semeando o amor em cada coração.