Juventude Católica celebra chegada dos Ícones símbolos da Jornada Mundial da Juventude no Vigariatu do Cabo
O evento
O evento está em Pernambuco desde o dia 12/01 e celebra a 27ª Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro. Todos os anos, desde 1984, a Cruz peregrina (construída pelo Papa João Paulo II e doada aos jovens de Roma, na ocasião) percorre o mundo e arrasta multidões por onde passa.
Em 1994, a Igreja Católica determinou que a Cruz passaria por todas as Dioceses dos países que sediassem a Jornada Mundial da Juventude e em 2003, o então papa João Paulo II determinou que, junto com a cruz, o ícone de Maria (mãe de Jesus) também percorreria o mundo. Com o Brasil não foi diferente, pois até 2013 (quando acontecerá a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro) a Cruz e o Ícone percorrerão todo o país.
Na Paróquia de São José Operário, também conhecida como “igreja redonda”, os símbolos que estavam previstos para chegarem entre 15 e 16h, só chegaram ao local pouco antes das 20h. Antes disso, jovens da própria paróquia e de outros pontos do Vicariato cabense, foram animados pelos ministérios de música de algumas paróquias do município e desfrutaram de orações e momentos de pregações religiosas feitas por membros das igrejas da comunidade.
A jovem Mayara Ramos, membro da Pastoral da Juventude da Paróquia de São José Operário, esteve presente no local da concentração desde o início. Para Mayara, o evento Bote Fé é um momento muito importante para os jovens.“Os jovens de pouca idade e as pessoas que têm juventude acumulada, estão demonstrando nesse evento que entendem o amor de Cristo para a humanidade. Nós, como jovens, temos a responsabilidade de levar Deus para a juventude que ainda não o conhece”, disse.
O ministro da Ordem Franciscana Secular e membro da Igreja Matriz de Santo Antônio, Ebevaldo Oliveira, também ressaltou a importância deste evento para os cabenses. “Como cristão, eu fico muito feliz por ver que muitos jovens que poderiam estar envolvidos com drogas e criminalidade, priorizam a obra de Deus”, comentou.
O percurso
A passeata seguiu pela Avenida Historiador Pereira da Costa, onde os fieis cantaram e dançaram ao som de dois trios elétricos, enquanto alguns jovens carregavam sobre os ombros a Cruz e o ícone de Maria. O ponto forte do evento aconteceu no largo do Caic,quando outros católicos que já estavam no local, encontraram-se com os fieis vindos da Paróquia de São José Operário (com os símbolos) e foi celebrada uma grande missa, presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
A missa
Além da missa, a Cruz e o ícone ficaram expostos no local para que os católicos pudessem simbolizar sua fé e devoção. Foi comum ver pessoas de todas as idades ajoelhadas perante a Cruz, rezando e chorando.
Após a celebração da missa, os jovens voltaram a conduzir a Cruz e o ícone sobre os ombros, desta vez, em direção à Igreja Matriz de Santo Antônio, no centro do Cabo.
Depois de serem abençoados pelos fieis, membros do Vicariato do Cabo e pelo Arcebispo de Olinda e Recife, os símbolos foram conduzidos ao Vicariato de Vitória de Santo Antão, quando já passava de meia-noite.
Redação Portal Calheta
Comentários
Postar um comentário