Missa e caminhada marcam o lançamento da CF 2012

      A Igreja de São Sebastião, em Santo Amaro, área central do Recife ficou lotada. Fiéis de diversas paróquias da arquidiocese participaram, nesta quarta-feira, 22, da missa de Cinzas presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido. E como não poderia ser diferente, o pastor da Igreja local relembrou a necessidade de vivenciar profundamente o período de preparação para a Páscoa atentos principalmente ao convite feito pela Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade e Saúde Pública”.
     Em sua homilia dom Saburido afirmou que a quaresma “nos assegura a misericórdia de Deus, diante de gestos sinceros de arrependimento”, observando a esmola, a oração e o jejum como caminhos seguros para a conversão e a manutenção da fé. “Conforme o Evangelho de Mateus que escutamos, tudo deve ser feito com discrição, no propósito de ser visto, apenas, pelo Pai que está nos céus. “E o teu Pai que vê o que está escondido, te dará a recompensa”, palavra que escutamos três vezes neste pequeno texto. No mundo atual, cheio de ilusões enganosas, cuja segurança está no ter, no ser e no poder, as pessoas sentem necessidade de serem vistas e reconhecidas pelo aparente bem que realizam. Esta atitude contradiz a Palavra de Deus”, afirmou.
      Dom Saburido discursou ainda sobre o grande desafio proposto este ano pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na Campanha da Fraternidade. À luz do lema “Que a saúde se difunde sobre a Terra” (Eclo 38,8), a CF quer promover o debate sobre o assunto em todos os âmbitos possíveis. Envolver no diálogo: crianças, jovens e adultos das várias culturas, raças e classes sociais, no desejo de colaborar concretamente para as necessárias mudanças, tendo em vista o bem da própria sociedade. O arcebispo criticou o Sistema Único de Saúde (SUS). “Os investimentos são insuficientes assim como o número de profissionais”, disse.
      No final da missa, os fiéis caminharam em direção ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). O ato foi o primeiro de inúmeras mobilizações que acontecerão no decorrer de todo o ano. Na Arquidiocese de Olinda e Recife a Pastoral da Saúde em parceria com outras pastorais e a Equipe Permanente de Campanhas pretende aprofundar o assunto e promover uma mudança concreta, principalmente, aqueles que não contam com um serviço básico de saúde.
     Na quadra da Escola Superior de Educação Física, da Universidade de Pernambuco (UPE), dom Fernando e autoridades civis como o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira fizeram um momento de reflexão sobre o tema da CF e os desafios que precisam ser enfrentados na área da saúde. Em seguida, na presença do reitor da UPE, Carlos Calado, dom Saburido fez o descerramento de uma placa em homenagem aos 140 anos de nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz.

Da Assessoria de Comunicação AOR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Guia meu Barco da Vida.

Mensagem da Semana — semeando o amor em cada coração.