Igreja e poder público de mãos dadas em prol da população de Nossa Senhora do Ó

A Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, será parceira do governo municipal na elaboração de políticas públicas. Esse foi o resultato da reunião entre o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, o pároco, padre Djanilson Pereira, o vigário paroquial, padre Ivan Maciel, e representantes da prefeitura, da Assembléia Legislativa, da Câmara de vereadores e da justiça. O encontro com as autoridades civis aconteceu na tarde desta quinta-feira, 29, na Escola Estadual Frei Otto, como parte da programação da Visita Pastoral à região.
O coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Josenildo Tavares, abriu o encontro. Em seguida, dom Saburido explicou o sentido da Visita Pastoral e da reunião com as autoridades civis da região, onde temporariamente funciona a administração da Igreja particular de Olinda e Recife. “Não estamos aqui para criticar, muito pelo contrário queremos abrir o diálogo para auxiliar na questões que são de interesse público”, disse.
A comunidade de Nossa Senhora do Ó elaborou uma pauta com reinvidicações para o poder público. O documento entregue ao padre Djanilson Pereira, norteou as discussões. No documento, cobranças por melhorias na educação, segurança, saúde, infra-estrutura e a criação de projetos culturais para a juventude. O prefeito da cidade de Ipojuca, Pedro Serafim, rebateu as críticas ao governo e apresentou números com relação a educação. De acordo com o gestor, em sete anos de governo, foram construídas novas escolas e outras foram reformadas. Quanto aos outros temas, o prefeito reconheceu que há muito ainda a ser feito, e que muitas vezes a burocracia da administração pública dificulta a realização de projetos.
A juíza Hildete Verissimo, enfatizou a necessidade de elaborar projetos para a juventude. “Como mãe me sinto comovida em atender casos de adolescentes de 14, 15 e 16 anos trabalhando como agentes do tráfico, não podemos assistir a essa situação e não fazermos nada para evitar, precisamos envolver, todos principalmente a Igreja”, declarou a magistrada.
Diante das necessidades apresentadas pelas autoridades, o padre Djanilson Pereira, garantiu que a Matriz de Nossa Senhora do Ó, está à disposição para auxiliar o poder público na resolução dos problemas. “A nossa preocupação é com o povo de Deus. Claro que houveram avanços, mas precisamos avançar ainda mais, e o nosso intuito é somar”, declarou o sacerdote.
O secretário de Saúde de Ipojuca, Valdemir Borba, avaliou como “extremamente positivo” o encontro da Igreja com as autoridades civis. “Vamos começar já uma parceria que será fundamental na saúde preventiva da população. Criaremos junto com o padre uma rotina de palestras e formações, dentro da Igreja para melhorar as condições de saúde do município”, afirmou. “Paralelamente vamos intensificar nosso trabalho de humanização nos nossos hospitais e postos de saúde”, completou o secretário.Para o arcebispo o comprometimento das autoridades é o primeiro sinal de conquista da Visita Pastoral. “Queremos com nossa presença favorecer o diálogo, e esse objetivo já foi atingido com as autoridades, especialmente com o prefeito que se mostrou aberto. A população em geral só tem a ganhar”, comemorou o religioso.


fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Guia meu Barco da Vida.

Mensagem da Semana — semeando o amor em cada coração.