Igreja na Colônia se prepara para o Ano da Fé

Para marcar o início do "Ano da Fé" para a Igreja que peregrina em Barranquilla, na Colômbia, e por ocasião também dos 80 anos de criação da Arquidiocese local, a cidade será sede do I Congresso Nacional de Teologia sobre o estado leigo.

O Congresso transcorrerá nas instalações do Teatro José Consuegra Higgins, da Universidade Simón Bolívar, de Barranquilla, entre os dias 12 e 15 de outubro, com a finalidade de promover um espaço de reflexão sobre a participação dos leigos na Igreja e nos diversos âmbitos da sociedade.

O Congresso terá como objetivo específico animar os participantes a redescobrirem "o fundamento da vida leiga no encontro com a pessoa de Jesus, motivando-os a assumir seu compromisso cristão e eclesial na realidade cambiante de nosso país", segundo afirmam os organizadores.

Durante o encontro haverá oportunidades para refletir sobre a situação dos leigos na Igreja e no mundo de hoje; a natureza do fiel leigo à luz das Sagradas Escrituras e do Magistério da Igreja, sobre Nosso Senhor Jesus Cristo como modelo da vida leiga, a missão dos leigos dentro da Igreja e em sociedade. O debate abrangerá a missão do leigo e o laicato dentro da nova evangelização, e os conhecimentos desde o Concílio Vaticano II até o Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, marcado para outubro, na Cidade do Vaticano.

Estão sendo convidados para o evento leigos que tenham vínculos com o trabalho paroquial ou diocesano e que representem cada uma das jurisdições eclesiásticas colombianas.

Em preparação para o evento, estão sendo promovidas na Arquidiocese de Barranquilla jornadas de oração e adoração na capela da Catedral Metropolitana Maria Rainha.

Mais informações no site: www.congresonacionaldeteologiaparalaicos.org sobre o evento.

Fonte: Rádio Vaticano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Guia meu Barco da Vida.

Mensagem da Semana — semeando o amor em cada coração.