Próximo domingo, Apostolado da Oração será implantado na Paróquia de São José Operário – VSCM - Cabo

A Paróquia de São José Operário – Vila Social – Cabo, no próximo de 19, na Igreja Matriz, durante a Celebração Eucarística às 7h, implantará o Apostolado da Oração, que conta com 28 associados e 07 zeladores.
1.   Origem

O Apostolado da Oração teve origem numa casa de estudo da Companhia de Jesus, em França (Vals, perto de Le Puy), na festa de S. Francisco Xavier do ano de 1844.

Naquela ocasião, o Padre Espiritual do Colégio – P. Francisco Xavier Gautrelet – fez uma conferência aos estudantes, em que explicou como podiam eficazmente satisfazer o desejo de colaborar com os que trabalhavam nos vários campos de apostolado para a salvação dos homens. Podiam fazê-lo, sem interromper o seu trabalho principal, que era o estudo, oferecendo com fim apostólico as suas orações, os seus sacrifícios e trabalhos.

As ideias propostas pelo P. Gautrelet, que constituem o fundamento do Apostolado da Oração, foram recebidas com entusiasmo pelos estudantes e divulgadas primeiro nas terras vizinhas do colégio e depois em toda a França.

Para difundir estas ideias, o próprio P. Gautrelet propôs uma pequena organização com o nome precisamente de «Apostolado da Oração», que teve a aprovação do Bispo de Le Puy e, em 1849, alcançou as primeiras indulgências do Papa Pio IX.

2. Desenvolvimento

A divulgação propriamente dita do Apostolado da Oração deve-se principalmente ao P. Henrique Ramière, também ele da Companhia de Jesus, que deve considerar-se o verdadeiro fundador, divulgador e organizador do Apostolado da Oração no mundo.

O P. Ramière, por meio de numerosos escritos, em que soube harmonicamente unir a simplicidade de expressão e a profundidade de pensamento teológico, propagou o Apostolado da Oração em todas as classes de pessoas e a todos os níveis, e deu à Obra forma definitiva e organização estável.

À morte do P. Ramière (1883), o Apostolado da Oração tinha já 35 mil centros, com mais de 13 milhões de associados nas várias partes do mundo.
ESTRUTURA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO



1. Internacional

A estrutura do Apostolado da Oração é muito simples. O Responsável Geral em todo o mundo é o Superior Geral da Companhia de Jesus, que nomeia um Delegado Internacional para o ajudar neste serviço e o representar.

2. Nacional

O Padre Geral nomeia, em nome da Igreja e por delegação do Papa, um responsável do Apostolado da Oração em cada país, que é o Secretário Nacional. Este deve promover no país o Apostolado da Oração, dinamizar, publicar subsídios que ajudem o Apostolado da Oração a renovar-se e a crescer mais e mais. Apoia e acompanha o trabalho dos Directores Diocesanos. É ele o Director da revista Mensageiro, órgão oficial do Apostolado da Oração.

3. Diocesana

Em cada diocese, há um Director Diocesano, nomeado pelo bispo diocesano, que tem o encargo de dinamizar o Apostolado da Oração na diocese, promover encontros formativos, visitar os Centros, ajudar os párocos e suas equipas e levar por diante esta Obra. Em muitas dioceses, há uma Equipa Diocesana, composta por leigos e religiosas, que ajudam o Director Diocesano no seu trabalho.

4. Local

Em cada paróquia, tendo como Diretor o pároco, há um Centro, composto pelo conjunto dos Zeladores e dos Associados, com uma direção paroquial. A sua missão é empenhar-se em fomentar o Apostolado da Oração na paróquia, promover o culto ao Coração de Jesus, fomentar a oração em todos os sectores da vida paroquial, etc.
Esta pequena equipa paroquial, com os zeladores, deve reunir-se todos os meses para ler e estudar em comum os estatutos, as linhas da espiritualidade, a intenção do Papa para esse mês, para pensar os projetos a serem realizados no mês seguinte, avaliar como vai o trabalho do grupo e a ação do Apostolado da Oração na paróquia, etc.
OFERECIMENTO DAS OBRAS DO DIA

Ofereço-Vos, ó meu Deus,
em união com o Santíssimo
CORAÇÃO DE JESUS
e por meio do
Coração Imaculado de Maria,
as orações, os trabalhos,
as alegrias e os sofrimentos
deste dia, em reparação
de todas as ofensas
e por todas as intenções
pelas quais o mesmo
Divino Coração
está continuamente intercedendo
e sacrificando-se
nos nossos altares.
Eu Vo-los ofereço de modo particular pelas intenções do
Apostolado da Oração
neste mês e neste dia.


Fonte: http://www.apostoladodaoracao

Ir. Josevânia Alves - Vicariato Cabo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Guia meu Barco da Vida.

Mensagem da Semana — semeando o amor em cada coração.